Terapias Somáticas

Você já deve ter percebido que o corpo e a mente precisam andar juntos, ou seja, a saúde de um depende do outro.

Além disso, a ciência continua aprofundando a importância do movimento do corpo para nosso bem estar integral. A cinesioterapia, ou terapia do movimento, é a grande prova de que teremos cada vez mais, processos terapêuticos para prevenir, eliminar ou diminuir os mais diversos distúrbios que afetam diretamente os movimentos e as funções do corpo. 

Sintomas de estresse, ansiedade, irritabilidade, falta de paciência, oscilação de humor, má qualidade do sono, dores ou desconfortos no corpo, principalmente no pescoço, nas costas, na cabeça, até mesmo nas pernas, são indicativos que seu corpo precisa relaxar, e você deixar de carregar o excesso, para cuidar melhor de você.

Quanto mais tempo levar para tratar o que lhe impede de manter o fluxo natural na vida, maior serão suas chances de adquirir alguma doença psicossomática.

Ciclo Psicossomática

Identificar seus comportamentos e como você lida com as situações no seu dia a dia, em diferentes áreas de sua vida, seja ela profissional, pessoal, familiar ou amorosa, pode ser o passo mais importante para desenvolver o auto conhecimento, pois desta forma, você poderá aprimorar o gerencialmente emocional, estabelecendo equilíbrio mental e físico, encontrando harmonia, felicidade e mais prazer em viver. 

Podemos perceber o corpo de diversas formas: o Corpo biológico, o qual transitam células, vírus e bactérias; o Corpo do Ego, que é valorizado, cultuado, preservado; o Corpo Cultural, de diversas forma de acordo com o tempo, grupo ou sociedade; o Corpo do Desejo, que encanta, que instiga, que provoca; o Corpo Psicológico, que carrega históricos emocionais; o Corpo Anatômico, com suas diferentes estruturas ósseas, musculares e articulares; o Corpo da Dança, com movimento, elegância e força; o Corpo Espiritual, que carrega energia sutil, que circulam por meio dos Chakras.

Como você já pode ter notado, são inúmeros os motivos para cuidar do bem estar de seu corpo e da sua mente, e se você ainda precisa saber mais, aqui são alguns outros benefícios, ao experienciar o poderoso efeito das massagem como terapias corporais. 

Benefícios das massagens


Por esses e outros motivos, podemos entender porque as massagens são poderosas ferramentas para melhorar seu estado de bem estar, tratando ou fortalecendo sua saúde. Lembre-se,  que só cuida, quem se cuida, esteja em primeiro lugar, pois você merece se cuidar. 

Escolha o estilo que melhor se adapta as suas necessidades e comece hoje aproveitando o tempo que lhe resta.

Massagem Relaxante

Originalmente, criada pelo sueco Per Henrik Ling, com base em técnicas utilizadas pelos gregos.

Essa massagem incorpora deslizamentos, amassamentos ou compressões, movimentos  circulares com pressão (fricção), vibração com as mãos, batidas ritmadas (tapeamento). 

São utilizados movimentos suaves, contínuos, firmes e ritmados em diferentes direções utilizando as mãos, antebraços, punhos e cotovelos. É usado para auxílio das massagens, cremes, que facilitam a execução, além de hidratar a pele,  por meio da absorção dos óleos.  

Seja pelos movimentos ou pela liberação de hormônios, essa massagem irá provocar, como já esperado pelo nome, uma enorme sensação de bem estar por meio do total relaxamento, restabelecendo o equilíbrio do corpo e da mente. 

Indicado para pessoas de todas as idades, sem limite de frequência. 

A sessão, que inclui 15 minutos para conversar com o terapeuta, leva no total 60 minutos de tratamento e cuidado. 

Massagem Tântrica Taoísta

A massagem tântrica, tem como base o Tantra, uma filosofia que surgiu há aproximadamente 2.500 a.C, por um povo de cultura Drávida, no vale do Rio Indo, de elevado conhecimento e inteligência espiritual e intelectual. Os mesmos seguiam uma estrutura védica e uma filosofia de comportamentos matriarcais, sensoriais e desrepressores. 

No significado etimológico da palavra Tantra, podemos traduzir o prefixo “Tan” como expansão, já o sufixo “tra” como instrumento ou ferramenta. Ou seja, são ensinamentos que visam expandir a consciência através do corpo como instrumento ou ferramenta deste processo.

Suas meditações, práticas e vivências direcionam para o despertar da energia Kundaliní, que é a energia que dá movimento à vida, logo, todos processos energéticos, emocionais, mentais e filosóficos dos seres humanos. A ascensão desta energia nasce na região pélvica, no primeiro chakra, subindo pela coluna vertebral até o topo da cabeça no sétimo chakra. 

Essa massagem busca refinar a sensibilidade, intensificar e expandir a sensação orgástica, provocando o desencadeamento de grupos musculares pela reação bioelétrica do orgasmo, além de tonificar os músculos genitais para sustentar essa bioenergia.

Durante esse processo terapêutico você irá percorrer o caminho da aceitação, do amor e cura, colocando em prática o estado de presença e a expansão da consciência, pelos toques, pela respiração, pelos sons e movimentos.

A terapia visa o desbloqueio de questões mentais e emocionais, e tratamento de doenças psicossomáticas, o qual interferem no fluxo da vida, seja nas relações pessoais ou profissionais. 

Essas questões são discutidas no início da sessão, seguida de acordos claros sobre o que e como será realizado cada uma das etapas da massagem.

Todas as pessoas maiores de idade podem fazer a massagem, recomendando a frequência de no mínimo 15 dias até a próxima sessão, para abrir espaço suficiente de assimilar as mudanças.

As sessões individuais levam 90 minutos, sendo que é reservado 120 minutos para a primeira sessão.

Thai Yoga Massagem

Com sua origem há mais de 2.000 anos dentro de monastérios budistas, ficou muito tempo restrita ao Oriente. O médico que a criou, Jivaka Kumar Baccha, ou Shivago o “Doutor Pai” da medicina, vivia em um monastério na Índia e atendia Buda e sua família, o qual mais tarde passou a ensinar a técnica aos monges, que a difundiram na Tailândia, quando o budismo chegou ao país. 

Também conhecida como Yoga passiva, pois os movimentos são realizados pelo terapeuta no praticante. 

São movimentos rítmicos e alongamento com efeitos gradativos da amplitude dos movimentos, aliviando tensões, dores e proporcionando profundo relaxamento, liberação da energia estagnada, aumento da flexibilidade nas articulações, alongamento dos músculos e sensação de paz.

As compressões lentas ao longo das linhas de energia do corpo (chamadas “Sem” em tailandês ou nádís ou meridianos), atuam na circulação sanguínea, no equilíbrio dos canais de energia, liberando o Chi (energia vital) para ser distribuído por todo o corpo, causando efeito revigorante.

A técnica é aplicada no chão, sem uso de cremes ou óleos, precisando somente de roupas confortáveis para a prática, devido a execução de alongamentos.

São aplicadas pressões, compressões e alongamentos, com utilização das mãos, pés, joelhos, cotovelos e antebraços ao longo das sessões. 

As principais vantagens da prática incluem aumento da mobilidade das articulações, maior agilidade motora e coordenação muscular,  melhora da circulação sanguínea e respiratória, digestão, eliminação de toxinas, aumento da imunidade, redução de estresse e ansiedade, relaxamento físico e mental.

Pessoas de todas as idades, podem participar. 

A duração da sessão é de 60 minutos de massagem como frequência mínima de 1 semana para absorção dos efeitos da última sessão.

Conclusão

Melhor não esperar pelos outros, o que é seu dever: Cuidar de você!

Referências Bibliográficas 

O que são Doenças Psicossomáticas. Disponível em: https://www.psicologosberrini.com.br/blog/o-que-sao-doencas-psicossomaticas/. Acesso em 30-Julho-2022.
O corpo, a subjetividade e a psicossomática. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382012000100004. Acesso em 30-Julho-2022.
Psicossomática. Disponível em https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=Psicossom%C3%A1tica. Acesso em 30-Julho-2022.